Notícias

Alcides, Fortaleza ou Vilmar: um deles será nome da base para prefeito em Aparecida de Goiânia

Com o dobro de pontos na pesquisa sobre o 2º colocado, Alcides tende a ser escolhido pelos partidos no município

Primeiro lugar nas pesquisas de intenção de votos, o professor Alcides Ribeiro (foto) é o pré-candidato a prefeito que ostenta maior probabilidade de ser apoiado pela base do governador Ronaldo Caiado, em Aparecida de Goiânia, segundo fontes do MDB. Definição de candidatura só ocorrerá em 2024.
Candidato natural da base ao governo estadual em 2026, o vice-governador Daniel Vilela (MDB) está à vontade para definir o candidato que apoiará para prefeito de Aparecida de Goiânia. Ele tem a opção do atual prefeito, Vilmar Mariano – Vilmarzinho (MDB) – de quem se esperava melhor desempenho nas pesquisas.
Na avaliação de um influente conselheiro do MDB, são cada vez menores as chances de Vilmarzinho sair candidato à reeleição. A menos que ele consiga convencer os correligionários da viabilidade da candidatura, até à época da definição, sinalização que ainda não ocorreu.
Outras opções
Com o enfraquecimento da candidatura de Vilmar Mariano, há duas opções disponíveis para a escolha do candidato da base em Aparecida: o professor Alcides Ribeiro (PL) e o vereador André Fortaleza (MDB), com maior probabilidade para o 1º, que vem se destacando com boa vantagem na 1ª colocação nas pesquisas, até agora.
Na avaliação de um membro da Executiva do MDB, ouvido por Notícia Pura, a pré-candidatura do professor sofreu certo desgaste com o imbróglio do ato organizado com a vinda do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a Goiás, que seu ver, pode ter impactado negativamente na sua pré-campanha, porém, sem potencial para provocar estragos no seu projeto.
Baiano, o professor Alcides Ribeiro é empresário radicado no município há décadas, atuando sempre na área da Educação. Fundou e dirige a Faculdade Alfredo Nasser. Foi graças à sua atuação na área que ele se tornou conhecido na região, o que contribuiu bastante para suas duas eleições para a Câmara Federal (2018 e 2022).
Discordância
Mas há quem discorde da avaliação de que o prefeito Vilmar Mariano já esteja com reduzidas possibilidades de sair candidato à reeleição. O deputado federal José Nelto (PP), cujo nome vem sendo cotado como possível candidato a prefeito de Catalão, apoiado pelo prefeito Adib Elias, acha que o candidato da base estadual em Aparecida tanto poderá ser o atual prefeito Vilmar Mariano, quanto o professor Alcides Ribeiro.
Mas em um ponto o deputado concorda como critério de escolha do candidato na cidade de Ademir Menezes: a escolha tem que recair sobre o nome que somar mais, politicamente, com os projetos das candidaturas de Daniel Vilela, a governador, e a de Ronaldo Caiado a presidente. Ele, no entanto, se recusa a opinar sobre qual dos dois contribui mais com os dois projetos.
O fato é que todos os pré-candidatos trabalham para ter o apoio do governador Ronaldo Caiado e do vice-governador, Daniel Vilela. Com os índices de aprovação nas alturas, é natural que os pré-candidatos busquem o apoio de Caiado.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo