Fernando Pellozo na frente em Senador Canedo
Candidato à reeleição em Senador Canedo, o prefeito Fernando Pellozo (União Brasil) é o primeiro colocado entre os concorrentes, com pequena vantagem em relação ao 2º colocado, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Gazeta, entre os dias 15 e 16 de maio. De acordo com o levantamento na modalidade estimulada, em que é apresentada a lista dos candidatos ao entrevistado para assinalar o de sua preferência, se a eleição fosse realizada nos dias em que as entrevistas foram feitas, Fernando Pellozo teria 21,5% seguido do candidato do PSDB, Divino Lemes (PSDB), que aparece com 17,9% das intenções, ou seja, uma diferença de 3,6% pró-Pellozo. A ex-primeira-dama na administração do prefeito Vanderlan Cardoso, Isaura Cardoso (PSD), é a terceira colocada entre os competidores, com 12,6%, segundo a pesquisa.
Na sequência pela ordem decrescente dos pré-candidatos, aparecem Cristiane Pina (SD), com 10,1%; Misael de Oliveira (PRD), com 5,9%; Alexandre Braga (Agir), com 2,5%; Welma Lira (PL), 1,7%; Rodrigo Rosa (PDT), 1,7% e Thiago Moura (PRTB) com 1,3%. Não votam em nenhum 8,4% e brancos e nulos, 2,3% e 13,9% não informaram ou não opinaram.
Rejeição
A pesquisa aferiu também a rejeição dos pré-candidatos junto aos eleitores de Senador Canedo, ou seja, a posição dos entrevistados sobre em qual dos nomes apresentados ele ou ela não votaria de jeito nenhum, se a eleição fosse realizada hoje. Neste quesito, o atual prefeito Fernando Pellozo é o que tem o maior índice, chegando a 26,1% dos entrevistados disseram que não lhe dariam o voto de jeito nenhum. Na segunda posição aparece o candidato tucano, Divino Lemes, com 25,5%; Misael Pereira ocupa a 3ª posição, com 7,2% e Alexandre Braga, 5,7%; Isaura Cardoso 3,6%; Cristiane Pina,3,2%; Rodrigo Rosa, 2,1%; Welma Lira, 1,7% e Thiago Moura, 0,8%.
2,7% rejeitam todos o candidatos, não rejeitam nenhum 11,8% enquanto que 9,7% não informaram.
A pesquisa completa pode ser lida no Jornal Gazeta do Estado, edição do dia 22 de maio, gazetadoestado.com.br, inclusive com o número de registro junto ao TSE, em atendimento à exigência da Lei eleitoral.