Notícias

Disputa empatada entre três primeiros colocados em Goiânia

Primeiros colocados nas pesquisas de intenção de voto em Goiânia, deputada Adriana Accorsi (PT); senador Vanderlan Cardoso (PSD) e deputado Gustavo Gayer (PL)

Das cinco maiores cidades da região central do estado – Goiânia, Aparecida, Anápolis, Senador Canedo e Trindade -, os partidos de oposição já estão com seus candidatos definidos em duas: Adriana Accorsi (PT), na capital e o também integrante do partido do presidente Lula, Antônio Gomide, em Anápolis. Em Aparecida de Goiânia, o deputado bolsonarista, Alcides Ribeiro (PL) se desponta como o favorito na cidade, com o dobro de intenções do 2º melhor posicionado no ranking – o atual prefeito Vilmar Mariano (MDB), que ainda não decidiu se disputará a reeleição. Na hipótese de Mariano não concorrer, um dos nomes bem cotados para ser indicado como candidato da base no município é o ex-deputado federal Leandro Vilela (MDB.

Além do fato de já estar aparecendo no rol dos nomes lembrados por eleitores nas sondagens de consumo interno realizados no município, Leandro Vilela é sobrinho do ex-governador Maguito Vilela (MDB). Há quem avalie na base aliada que sua identificação com Maguito possa ter peso relevante na eleição, dada a grande estima dos aparecidenses com o pai do vice-governador, Daniel Vilela, que o consideram ter sido o melhor prefeito do município. Eleito prefeito de Goiânia em 2020, Maguito Vilela morreu no começo de 2021 sem sequer ter assumido o cargo, vítima de complicações pela Covid-19.

Ausência de convicção
Em Goiânia, o senador Vanderlan (PSD) e o deputado Gustavo Gayer (PL) aparecem empatados . tecnicamente com a 1ª colocada, Adriana Accorsi. Pelas suas ligações com o ex-presidente Jair Bolsonaro, que recebeu o apoio do governador Ronaldo Caiado em 2018 e 2022, é cedo ainda para classificar de oposição a relação política entre Caiado e o deputado Gustavo Gayer. Gayer, por sinal, gravou um vídeo há poucos dias onde afirmou que o governador é “orgulho

Já com relação ao senador Vanderlan, embora esteja bem posicionado nas pesquisas, tem sido visível uma certa ausência de convicção da parte dele sobre ser ou não candidato. Vanderlan, às vezes diz que será candidato mas vem demonstrando pouca convicção sobre o que está realmente pensando sobre o tema.

Do lado da base do governo estadual, vários nomes têm sido ou já foram cogitados para que um deles seja o escolhido para a disputa. Dentre os mais lembrados destacam-se o de Ana Paula Craveiro, filha do ex-governador Iris Rezende (que desistiu de concorrer); os empresários e ex-deputados Jânio Darrot (MDB) e o de José Vitti (UB), além do presidente da FIEG – Federação das Indústrias do Estado de Goiás, Sandro Mabel que também vem sendo lembrado. Mas por enquanto não houve ainda sinalização de qual deles será escalado para a missão.

Há expectativa no meio político de que, passada a convenção nacional do União Brasil, no dia 29 de fevereiro, que elegeu o novo presidente da sigla, Antônio Rueda, o governador Ronaldo Caiado dê uma acelerada nas conversas. Porém, há que se lembrar que Caiado tem prazo até o início de agosto para definir o candidato.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo